sexta-feira, 6 de julho de 2012

Uma questão de física

Hoje acordei super cedo... Tive um sonho estranho, e acordei sem saber se ainda estava ou não sonhando... Sabe quando você acorda meio estranhando o ambiente? Por que teve aquele sonho marcante? Foi meio assim que aconteceu... O que normalmente acontece depois é que a gente se esquece do que havia sonhado, porém comigo foi ao contrário, me lembro detalhadamente de tudo, sonhei que estava falando com um piloto de avião sobre o universo e falando sobre o espaço-tempo... Os anos-luz e um monte de outras coisas que eu li há um bom tempo no meu livro de física e no "O universo numa casca de noz" de Stephen Hawking... Eu não era nenhuma aluna brilhante em física, mas me saia melhor em física e matemática do que em química... Não tinha pra onde, não entrava na minha cabeça, o que as pontes de hidrogênio tinham a me dizer? Eu era louca pela revolução russa, idade média... A mitologia e a filosofia de tudo e eu não entendia o sentido de estudar tudo aquilo se pretendia ir pelas humanas... Foi assim que eu pensei... Mesmo assim sem desistir por completo, sempre fui questionadora, então fui atrás de questões que me inspirassem a estudar esses conteúdos, fui atrás de livros de física com teorias, e não cálculos... Pra que os cálculos fizessem mais sentido... Apesar de tudo sinto bastante falta dos meus professores, que foram uma segunda família pra mim e meus amigos... E eles eram brilhantes! No mínimo memoráveis. Eu fui pensando nisso... naquilo e fui deduzindo... O universo que esta ao meu redor é velho e num entanto continua eficiente... Há estrelas por aí há 5 anos-luz de distância... Ou seja, sua luz demora 5 anos para chegar aqui na terra... Então, a luz que vemos desta estrela é na verdade desta estrela como ela era há 5 anos atrás... Ou seja, hoje olho pra estrela de quando em 2007 entrei no Nóbrega para o ensino médio... Os anos se passaram porém a nova estrela que vejo me mostra o passado... E como é intrigante o universo... Como pode a luz ser desviada pelos buracos negros? E como pode um homem ter uma idéia ao atravessar a rua, esquecer, depois lembrar e revolucionar a física com a teoria dos buracos negros? Olhando pra essa complexidade de coisas fico pensativa... Fico imaginando o quanto tudo por aqui no universo demorou a se estruturar do jeito que está, o quanto cada estrutura foi dilacerada e testada pela natureza para determinar a existência das espécies que se adaptaram e hoje estão aqui diante de nós; eu fico pensando que as estruturas que me compõe são absolutamente velhas... E num entanto eu me sinto jovem...




Quanto pode viver um homem? Depende, o tempo vai dizendo até onde cada organismo aguenta, mas digamos que em média os homens vivem uns 80 anos... Uma estrela a 80 anos-luz após morrer só nos anuncia sua morte após os 80 anos terrestres até sua luz chegar por aqui pra dizer que ela se acabou... E nós vamos lamentar o que possa ter acontecido há 80 anos atrás... Mas nós temos tantas estrelas no céu... Que não nos faz diferença se esta ou aquela morreu... Porém durante 80 anos após a morte da estrela o que aconteceu por aqui pela terra? Muita coisa mudou? O que esse homem fez nos seus 80 anos de vida? Ele ajudou alguém? Ele chorou? Matou alguém, alguma coisa? Rezou? Riu? O ônibus que eu ando todos os dias daqui há uns 3 anos já é ultrapassado, o celular que eu tenho daqui há alguns meses será de matar de vergonha se eu quiser entrar na moda; todas essas estruturas, todas essas facetas que arrumamos pra não nos adaptarmos, tem um tempo de vida útil, num entanto alguns materias duram mais do que o tempo que eu posso viver por aqui... Um pedacinho de vidro partido vai existir por mais tempo do que eu poderia sonhar... Eu vou morrer, e meu pedacinho de vidro vai acompanhar meus herdeiros... E o que eles herdarão de mim? Eu vou morrer, você também, isso é fato, todos sabemos disso e vivemos de mansinho como se essa possibilidade não existisse por um tempo, pois "esquecemos" dela, e num entanto, há coisas que eu usei, que vou usar, que vão ficar, que vão continuar a poluir... Usamos tantas coisas sem necessidade como se depois que nós formos embora essas coisas também fossem com a gente... Mas não; elas nos acompanham... E depois seguem na vida de outras pessoas depois que a gente vai embora...

Fazem mais ou menos 16 anos que não uso fraudas descartáveis... Porém cada frauda que usei na minha vida vai existir por pelo menos 600 anos na natureza... É triste sim, é duro, mas é real... É assim que temos usado nosso tempo aqui... Todas essas coisas por mais inusitadas e malucas que sejam, vieram à minha mente às 6h da manhã do dia 05 de julho e me fizeram questionar o verdadeiro valor de certas coisas que nós pensamos que existem... Por isso, eu quero demais viver num mundo melhor, saudável e limpo, e desenvolvi com o tempo a consciência de que essa é uma idéia que eu tenho que plantar e fincar dentro de mim... E partilhar com as outras pessoas... Meu guardanapo que vai pro lixo não pode ser reciclado e eu somente imagino que me livrei dele quando jogo no lixo... Mas eu só estou perdurando o sofrimento dos seres marinhos e do meu próprio quando eu faço isso, estou unindo mais entulho a minha cota, porém estou lembrando disso hoje e torço pra que você também se lembre... De não acumular tanto entulho e deixar de criar destino pra tantas coisas que podem ser reaproveitadas... Algumas pessoas por aí dizem que o mundo não vai acabar por causa do aquecimento global e desastres climáticos... Mas se você não pode ter certeza que uma estrela morreu até a luz dela parar de chegar aqui e você se dar conta, então por que você deve agir como se os recursos naturais fossem inesgotáveis???



Há animais por aí ameaçados de extinção, há pessoas por aí que continuam esgotando recursos, para consumir, consumir... Há empresários por aí enriquecendo disso tudo e outros comprometidos com o o futuro... Então, estou depositando meu dinheirinho pra aqueles que tem alguma preocupação com a natureza sem fazer disso seu marketing e slogan  banal... E em prol de conscientizar o máximo de pessoas que puder... Estou em busca de idéias sustentáveis que possam ser revolucionárias para o dia a dia, então... Se você tiver alguma idéia por exemplo que dê pra substituir a maioria dos produtos de limpeza que não são biodegradáveis por favor vamos divulgar! Vamos formar essa corrente benigna e vencer esse desafio, vamos usar nosso tempo com utilidade e compaixão de todas essas estruturas que demoram tanto a se formar e dependem tanto de nossa piedade, solidariedade... E hoje da nossa ajuda... Vamos honrar o Sol de cada manhã! Cada dia de nossas vidas para acreditar num futuro melhor, um futuro possível... Se todo mundo fizer sua parte!

Vamos cuidar do nosso planeta terra, das nossas crianças... Temos que ajudar a todos por que são muitos, precisamos de mais, precisamos ir além, fazer um ciclo e dar continuidade a toda a obra... Que não pode parar!


Pois o tempo esta passando contra nós... Não podemos perder contra ele...

Hoje fui um pouco séria neste post... Mas se tratando da realidade que o assunto aborda, senti necessidade de levar com seriedade seu conteúdo... Agradeço a todo mundo que vem aqui com regularidade ou pelo menos de passagem que veio aqui e deu uma olhadinha, sei que você é um ser humano, possui fraquezas, dificuldades, brilhantismo e outras coisas mais, eu acredito em você, na sua capacidade, na sua criatividade, eu acredito em você e sei que você ser humano e capaz de reverter essa situação junto comigo então, abre espaço no teu dia e discute essas idéias com essas pessoas, não peço comentários por aqui nem nada, o que só desejo é que você tenha refletido e consiga levar adiante essa idéia... Eu ainda tenho tantas idéias na cabeça que não caberiam nesse post... Em breve vou gravar um vídeo e postar por aqui, falando abertamente sobre isso e todas as coisas que descobri que possam ser úteis pra todo mundo... No mais, enorme abraço pra vocês...

Abaixo o link de um vídeo que vi na escola há um tempo atrás com idéias revolucionárias!

A história das coisas

esse link aqui é de um post que fiz antes deste com o tema sustentabilidade!




Um comentário:

Anônimo disse...

Deus colocou no coração do homem o desejo da eternidade. algo inferior ao homem ter uma duração de vida mais prolongada é uma ironia. mas ironia ainda seria Deus colocar esse desejo dentro de nossos corações e não satisfaze-los. Ele não nos fez pra morrer...